Meninas! Cuidado com a Catapora conhecida também por Varicela.
Está tendo um surto de catapora no ar e é uma doença que cada vez mais está vindo forte e agressiva.
Hoje mesmo fui vacinar o Paulo Neto e fiquei sabendo de algumas internações de crianças com a doença e que as feridinhas vieram muito fortes e acabam dando infecção e outras sérias complicações.
Um horror mesmo.
Até passou no jornal MGTV sobre a doença alertando as mães a vacinarem os seus filhos e esta vacina não encontra na rede pública de saúde. Ela é dada somente em clínicas e hospitais e é uma vacina paga, o valor custa em média 150 reais.
Uma das recomendações para evitar o contágio é deixar a casa com as janelas abertas para uma melhor ventilação e higienizar bem as mãos, tanto as nossas mãos quanto da criança.
Então quem ainda não vacinou converse com o pediatra e vacine o quanto antes.
Saiba mais sobre os sintomas aqui:
Catapora também é conhecida por varicela e é causada pelo vírus herpesvirus varicellae. Doença altamente contagiosa, e fica incubada por até 21 dias e causando mal-estar e desconforto geral. A contaminação é através da saliva, de secreções respiratórias, e do contato direto com o líquido do interior das bolhas. Mesmo sem apresentar sintomas, quem está infectado transmite o vírus desde dois dias antes das erupções se manifestarem até cinco dias depois da última lesão aparecer. A pessoa só tem a doença uma vez, ela não volta, mas o vírus permanece no organismo, podendo ocasionar, na idade adulta o herpes-zoster. A vacina contra a catapora que pode ser aplicada a partir dos 12 meses de idade.
Sintomas:
Os sintomas são semelhantes aos da gripe,
- mal-estar
- falta de apetite
- dor de cabeça, cansaço
- febre baixa.
- Após 24 e 48 horas surgem pontos vermelhos no corpo que se transformam em pequenas bolhas cheias de líquido e que provocam uma coceira incessante. Depois esta bolhas secam, ficam escuras criam uma crosta e caem em duas semanas.
Como tratar:
Como quase todas doenças viróticas, a catapora desaparecerá depois que completar seu ciclo no organismo. Até lá mantenha a higiene, para evitar a infecção por bactérias nas lesões espalhadas pelo corpo.
Alguns cuidados:
- Não coce as lesões para não causar infecção e deixar cicatrizes.
- Lave suas mãos e as da criança, várias vezes ao dia, com sabonete antibacteriano e água abundante.
- No banho, dissolva, na banheira, um envelope de permanganato de potássio em dez litros de água e banhe o corpo todo.
- Não arranque as crostas.
- Fazer repouso.
- Ingerir muito líquidos, águas, sumos, etc.
Consulte o seu médico e comunique imediatamente se os sintomas se agravarem, ou se a febre persistir.
Não se auto medique, nem medique seu filho em hipótese alguma, sem que seja orientado pelo seu médico.
De Carol Siqueira.
Um comentário:
Amiga ainda bem que vacinou o Paulo Neto, o Dr. Marco liberou o Pedro pra vacinar com 9 meses, morria de medo dele pegar porque é muito incomodo e pode ser perigoso.
Legal pelo alerta, isso mesmo, nossos blogs tem que ser ferramenta para ajudar todas as mamães. O bom seria é se todas as crianças tivessem acesso a vacina, né? Mas infelizmente ainda não é possível. :-(
beijinhos amiga....
Mey
www.bbpontocom.blogspot.com
Postar um comentário