17 de novembro de 2009

Como evitar a temida Morte Súbita enquanto o seu bebê dorme?


Olá Meninas!

Na Semana do Sono, aqui no blog do Paulo Neto, vou falar de um assunto sério que deixa muitas mãe sem dormir de preocupação.
A temida Morte Súbita é um fantasma que assombra pais e mães e que infelizmente, às vezes acontece por uns motivos tão bobos mas que merecem toda atenção.
A Síndrome da Morte Súbita do Lactente é uma morte inesperada e inexplicável que ocorre em crianças em menores de 1 ano.
E mesmo estudada pelo mundo inteiro, confira aqui no blog algumas dicas da Academia Americana de Pediatria:

• Coloque seu filho para dormir de barriga para cima, em um colchão firme e reto. A posição indicada não é mais a "de lado". O bebê fica deitado com as costas no colchão, e só a cabeça fica de lado. Essa é, aliás, a postura que ele adota naturalmente: cabeça para o lado e um braço flexionado e outro estendido (parecido com um "espadachim").

• Evite usar cobertores, travesseiros e mantas no berço (se não conseguir resistir àqueles instintos de mãe de cobrir o bebê no frio, use uma manta mais leve e só coloque-a até abaixo das axilas do bebê, bem presa); retire bichos de pelúcia ou brinquedos do berço.

• Cuide bem de você e do bebê durante a gravidez - faça um bom pré-natal e não fume nem use drogas.

• Não permita que ninguém fume perto do bebê.

• Protetores de berço não são necessários, mas se você realmente quiser usá-los, prefira os mais finos e firmes, e não os acolchoados que se parecem com almofadas; certifique-se de que eles estão bem presos no berço e que não há laços pendentes para dentro.

• Não agasalhe demais o bebê e nem deixe o quarto muito quente (a temperatura deve ser agradável para um adulto vestido com roupas leves).

• Tente não expor seu filho a infecções - sinta-se à vontade de pedir para que as pessoas lavem as mãos antes de segurar o bebê, e não se envergonhe de recusar visitas se elas estiverem doentes.

Bom, pessoal!
Por hoje é só! Acho que consegui sanar algumas dúvidas de muitas mães com este post.

DICA DE CAROL:
Fique muita atenta, principalmente se o seu bebê for recém-nascido. E geralmente, pelas noites mal dormidas, ficamos muita cansadas e às vezes não acordamos com gemidos e resmunguinhos. Vale a pena investir em uma boa babá-eletrônica (já tem da Fischer Price) e colocar em um volume mais alto. Eu fiz isso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Carol muito importante essa abordagem,só eu sei o que passei com meu bb,graças a Deus nunca aconteu nada grave mas varias vezes peguei ele se engasgando no berço,pq ele tem refluxo e até eu descobrir que era refluxo e começar a tratar e o tratamento dar resultado foi muito dificil,hoje com 1 ano e 2 meses ele ainda toma motilium mas já esta bem melhor.Bjs Anna...