6 de abril de 2009

Será que seu filho tem alergia a leite de vaca?


Olá Pessoal!
Mais uma vez, estou aqui, compartilhando com vocês sobre uma de minhas vivências como mãe.
Para começar, reforço que ser mãe é tudo de maravilhoso que aconteceu em minha vida. A cada dia eu vivo emoções inexplicáveis e ver o meu filho sorrindo para mim e já interagindo 100%, brincando comigo e me fazendo carinho é tudo que eu sempre sonhei.

Agora, vamos ao assunto que quase me enlouqueceu nestas últimas semanas. Não sei se já registrei aqui, em algum dos meus posts, que o Paulo Neto sempre mamou pouco, nunca foi de mamadeira. Não mamou em mim e parecia também não gostar de mamadeira.
Mas até aí estávamos imaginando que fosse ainda do refluxo. Pois bem, há alguns dias atrás, trocamos o Nan 2 pelo Ninho 1+. Ele gostou e estava mamando até bem.
Mas percebi que o Paulo Neto estava muito agitado, se irritava com qualquer coisa e então, veio as cólicas terríveis no meio da madrugada. E em uma dessas noites, o Paulo Neto chorou por quase 2 horas seguidas e só parou quando tive que dar 16 gotas de Novalgina. É muito, não é?

E então o levamos ao seu pediatra que é também alergista e quando relatei tudo que estava acontecendo ele já me disse, de cara, que era alergia a leite de vaca.
Vou confessar que não acreditei.

Como assim alergia de leite de vaca???

Desde que ele nasceu, ele mama Nan que é leite de vaca!
Mas o médico me explicou que pelo fato do Ninho ser mais forte que o Nan, ser mais leite de vaca, a alergia foi aparecer agora.
E então, ele pediu um exame de sangue, este exame é enviado para Belo Horizonte e constatamos: ele é muito alérgico a leite de vaca.
Agora o Paulo Neto está mamando muito mais o leite de soja - Aptamil Soja 2, está mais calmo, o intestino está funcionando melhor e graças a Deus, tudo está mais tranquilo. Para disfarçar a gostinho da soja, eu sempre coloco em sua mamadeira o Sustage Kids de chocolate.

CURIOSIDADES SOBRE A ALERGIA A LEITE DE VACA:
  • A alergia a proteína do leite de vaca (APLV) é responsável por mais 2/3 dos casos de alergia alimentar.
  • Sendo mais comum nos primeiros 2 anos de vida.
  • O aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida constitui o meio mais eficaz de prevenir a reação alérgica.
  • Há poucos casos que, em regime de aleitamento natural, ocorre passagem de proteínas do leite de vaca ingerido pela mãe e a eventual sensibilização do bebê.

PRINCIPAIS SINTOMAS:
  • Diarréia persistente com ou sem sangue, afastando-se causas infecciosas.
  • Vômitos frequentes e/ou regurgitações que não respondem ao tratamento anti-refluxo.
  • Chiado, tosse e desconforto respiratório que não respondem aos tratamentos habituais.
  • Prisão de ventre (intestino preso) que não respondem aos tratamentos habituais e correção de dieta alimentar.
  • Déficit de crescimento e desenvolvimento.
  • Dermatite (vermelhidão na pele) e coceiras envolvendo as dobras.
  • Choro e cólicas
  • Irritabilidade

Fiquem atentas, este mal é silencioso. Todos estes sintomas parecem ser uma gripe ou cólicas eventuais e a alergia a leite de vaca só é constatada com o exame de sangue.
Os sintomas que mais apareceram no Paulo Neto foram a irritabilidade, intestino preso e cólicas.

Um grande beijo e até ao próximo post :)
E Feliz Páscoa para todos!


6 comentários:

Dani Oliveira disse...

Oi Carol!
Bem esclarecedor o seu post. Não sabia que a alergia a leite de vaca tinha tantos sintomas. Ainda bem que agora está tudo na normalidade.
Espero que tenha tido uma excelente Páscoa e a foto... nem preciso comentar né... fofo =)

Carol disse...

Oi Dani!
Você viu o que uma alergia a leite de vaca faz?? Tem que ficar atenta a tudo, ser mãe não dorme nunca! Rsrsrsr:)Você vai entender isso um dia, em breve! Bjos, de Carol.

Unknown disse...

olá..... vc disse que coloca sustagem kids sabor de chocolate para disfarçar o sabor.. Só que vc esqueceu que este alimento contem leite de vaca na sua composição...???

Unknown disse...

olá carol....
sabe estou com meu filho Juan de 2 anos e 4 meses e ele toma leite de soja desde que descobrimos a alergia ao leite de vaca.. isto foi qdo ele tinha uns 9 memses + ou - . ele toma muito leite de soja, come muito danone de soja (da batavo é o melhor, fazemos bolo para ele sem leite, chocolate da nestlé (sollys).. Ou seja, ele não toma e não come nada que contenha derivados do leite de vaca. Mais hj, fomos ao pediátra dele e ele me disse que ele esta com otite (inflamação no ouvido) e está também pegando gripe muito fácil. qse 1 x por mês. O médido disse que embora nós termos cortado os derivados do leite de vaca e passamos dar o leite de soja, isto não foi o suficiente. disse o médico que ele terá que tomar aquele leite especial que custa 450,00 a lata e que este sim também é de soja, porém ele combate em 100% a alergia. com este leite ele ficará mais sadio e pegará poucas gripes. Por isso fique atenta, pois qdo é detectado a alergia do leite de vaca, não significa que o leite de soja comum que podemos comprar em qq local irá suprir as fontes de vitaminas necessárias. Este leite de soja é gratuito e dever do governo,muita gente não sabe como adquirir e também como fazer. peça ao seu médico as instruções pois o governo é obrigado a forncer.... eu já estou pegando para o meu filho.... grande abraço... jack
qq coisa pode me enviar email....
jacksonrica@gmail.com (só que manda com algum titulo especifico pois senão apago e não leio)

Anônimo disse...

É interessante. Meu filho tem 1,3meses, e recentemente o pediatra recomendou que metade das mamadeiras fosse de Nan (2) e a outra metade de Ninho. A partir deste episódio, meu filho apresentou um aumento consideravel de catarro e chiado, que não estavam respondendo aos medicamentos. Primeiramente se pensou em refluxo, que foi descartado por exames, e por fim, foi feito um rast e descobriu que ele tem alergia, nivel 1 ao leite de vaca.
Tenho um pergunta para vc, o Sustagen Kids não tem traços de leite?? Comecei a dar um chocolate organico (native) que não contem leite na sua composição

Vivi Corrêa disse...

Olá nas minhas pesquisas achei eu blog ..

Passo por inumeros problemas com a saúde da minha malú que tem alergia multipla..

se alimenta de neocate e canja ..

gostaria de te acompanhar ;;

obrigada vivi

http://malucontraaalergiaalimentar.blogspot.com