7 de julho de 2008

Parto Normal ou Cesárea?

Aqui vai a minha experiência com o meu parto, escolhi a cesárea por opção e nem mesmo tentei o parto normal. Arrependi.

Às 7 da manhã já estava no Hospital Santa Clara, muito nervosa e ansiosa.
Os medos vem à tona e você pensa o tempo todo:
Ai meu Deus, chegou a minha hora. Como vai ser? Será que a anestesia dói? Vai demorar?
Não tinha o que fazer a não ser colocar a roupinha verde e ir para o centro cirúrgico, já que tinha optado pela cesárea e nem quis esperar a bolsa romper para tentar o normal.
Quando entrei na sala de cirurgia fiquei assustada, uma sala pequena e então perguntei para o meu médico: Vou ganhar o Paulo Neto aqui ou só vou tomar anestesia agora?

Era ali mesmo. É que a gente monta toda uma ilusão na nossa cabeça e imagina um grande centro cirúrgico cheio de aparelhos apitando e um bando de gente em volta. Que nada, tudo muito tranqüilo. Estava comigo o meu obstetra, o pediatra, o anestesista e uma enfermeira.
O maridão aguardava lá fora para poder entrar pós-anestesia.
A anestesia é a melhor parte: não dói nada e você se sente aliviada por não doer nada mesmo e quando você vê, já está anestesiada e começou todo o processo da cirurgia.
Tudo muito rápido, ali não tem tempo para brincadeiras. Me lembro que perguntei ao meu médico onde estava o meu marido e ele disse que ele já estava chegando.
Paulinho Jr chegou e fiquei mais tranquila ainda. O pediatra, Dr.Aziz Eloy, segurava a minha mão, ele foi o meu médico e padrinho do meu casamento, uma pessoa que guardo no meu coração e que confio plenamente. O meu obstetra, Dr.Johann, uma pessoa espiritualizada e que sempre me passou tranqüilidade e paz. Estava muito bem assessorada.

Quando foi tirar o Paulo Neto senti uma forte pressão e então, escutei o seu chorinho. Emocionante! Tudo valeu a pena!
Neste momento trouxeram ele à mim, peguei no seu pezinho e logo já levaram o meu bebezinho.
Tudo muito rápido e tranqüilo, só achei que demorou muito para finalizar a cirurgia e até perguntei ao Dr.Johann se ia demorar muito, estava querendo ir para o quarto e ele me disse que é mais fácil destruir do que construir. Nesta hora, todos nós rimos.
Você deve estar perguntando por que arrependi por optar cesárea já que foi tudo muito tranquilo, não é?
O momento do parto, quando é cesárea, é realmente muito bom, sem dor e sem traumas.
Mas o que estava por vir é que nem imaginava passar.

Senti muita dor no meu pós-parto, a recuperação é lenta, inchei muito e dei uma alergia muito forte por conta dos remédios. A coceira depois da anestesia é normal, passa.
Mas só sei que senti muita dor e até perguntei ao Dr.Johann se era normal, isso vai de mulher para mulher. Nem todas sentem dor, nem todas sofrem com alergia, eu fui “premiada”. Fazer o que, né?

Por estes motivos me arrependi por não ter tentado o normal, somente pela recuperação no pós-parto.
Quando você chega em casa com o seu bebê, você quer cuidar dele, ter disposição, o que é muito difícil depois de uma cesárea. Pelo menos comigo foi assim.
Converse mais com o seu médico, leia muito sobre as opções de parto, se informe o máximo que puder antes de decidir.
No parto normal, a dor é antes e na cesárea, a dor é depois. Isso é fato! Não tem como sair fora disso!


Curiosidades sobre o Parto Normal e Cesárea:

- Pode ocorrer uma intervenção cirúrgica no Parto Normal também: é a episiotomia – um pequeno corte feito para facilitar a passagem do bebê.
- A cesárea é recomendada quando a futura mamãe sofre de diabetes, os bebês são grandes, há hipertensão arterial, sofrimento fetal, câncer genital o quando o bebê está em sofrimento. Mas no Brasil a cesárea é realizada mesmo quando a mamãe e seu bebê não apresentam nenhum dos quadros acima e estão em perfeita saúde.
- O Parto Normal é ainda o mais recomendado pelos médicos em casos nos quais não há nenhuma alteração com a gestante.
- No Brasil, nos últimos 12 anos, o número de cesáreas dobrou. Um falso mito rodeia esta prática: a ausência da dor. A recuperação da cesárea é mais lenta e apresenta o maior risco de infecção.

2 comentários:

Mey disse...

Amiga... vc leu meus pensamentos...
Estou com uma postagem sobre a dúvida do parto salvo no meu blog, como eu fiquei com dúvida demais sobre o parto eu resolvi guardar para quando estiver mais informada. Seu testemunho foi maravilhoso. Não sei se vai dar certo o parto normal pra mim, porque o Pedro está muito grande e sentado, e isso me deixou bem insegura. Mas como você disse, tenho que conversar muito com minha médica sobre isso.
Amiga, continue colocando suas dicas, experiências e testemunhos sempre me ajudam muito.
Se tiver tempo (eheheheeh) conte um pouco sobre os primeiros dias do bebê em casa... bjos bjos

Mey disse...

Oi sumidaaaaa....
depois dá uma olhada no meu blog, tem uma mensagem linda que recebi que gostaria que lesse. A postagem é dia 23-07. bjos quero saber as novidades...