28 de julho de 2008

Os sentidos e os cuidados do Amor!

OLá, Pessoal!
Ser Mãe em tempo integral é algo maravilhoso, é uma doação por inteiro.

A cada dia que passa estou mais feliz acalentando o meu filho em meu colo, eu descubro ele e ele me descobre.
Olhamos um para o outro fixamente, já entendo os seus chorinhos, ele sente o meu cheiro e se acalma em meus braços.
O cheirinho dele é também o mais doce dos aromas, não há perfume no mundo que me deixa mais feliz e realizada. E o seu sorriso é com certeza a adrenalina mais forte que já senti e sinto todos os dias.
Ser Mãe é isso.


Continuo lendo muito sobre a maternidade e a cada dia que passa tento ser uma mãe melhor para o meu filho, que através do meu olhar ele se sinta mais seguro para a vida.
Entre as minhas leituras, achei muito interessante o que li na revistinha da Natura sobre os sentidos, que agindo com amor, boa intenção e consciência, podemos fazer muito para fortalecer o vínculo MAMÃE e BEBÊ por meio dos CINCO SENTIDOS, que são os canais de comunicação entre pais e filhos:

OLHAR
O olhar da mãe é o primeiro espelho da nossa vida. É pelo o olhar da mãe que o bebê conhecerá o mundo, porque no início da vida, a mãe representa o mundo para o seu filho. Por isso, a mãe deve buscar olhar o seu bebê nos olhos sempre transmitindo sentimentos de alegria e amor, ele precisa se sentir que é aceito e amado, seguro.
No banho, na troca de fraldas, na hora de mamar olhe para o seu bebê e ria para ele, diga que o ama e que está muito feliz por ele estar com você.
De acordo com pesquisas realizadas em Montagner, da Universidade de Bordeaux, o olhar nos olhos do bebê desenvolve a sua capacidade de fixar, olhar e compreender as emoções. Desenvolve sua inteligência e capacidade de atenção.
O psicanalista Winnicott também afirma que o olhar da mãe é o espelho do bebê, a maneira como a mãe olha seu filho ajuda a formar a auto-imagem que o bebê terá de si mesmo durante a sua vida.

OLFATO
Quando a mão coloca o bebê em contato com a sua pele, principalmente seu pescoço e colo, ela faz com que o seu bebê se familiarize com seu cheiro e o reconheça toda vez que se aproxime dela. Estudos realizados em Montagner afirmam que o bebê reconhece o cheiro da mãe a partir do terceiro dia de vida e o cheiro da mãe tem efeito calmante.

AUDIÇÃO
Através do canto e da fala ajuda a acalmar o bebê e a ambientar o recém-nascido para o mundo. Converse com o seu bebê na gestação para que quando ele nascer ele já conhecerá a sua voz e se sentirá mais calmo quando a ouvir. O feto capta as vibrações dos sons das palavras emitidas pela mãe e pelo pai e a partir da vigésima semana de gestação ele sente as emoções que as palavras carregam.

TOQUE
Na gravidez acaricie a sua barriga que a criança sente o calor do seu carinho e quando ele nascer, o toque por meio do abraço, do beijo e de massagens fortalece bastante o vínculo entre mamãe e bebê. Procurem saber sobre a técnica de massagem Shantala, uma massagem milenar que mães indianas fazem em seus bebês com o objetivo de ampliar os momentos de contato com o seu filho. Eu faço no Paulo Neto antes do banho e digo: é um momento mágico para nós dois, ele sorri para mim como se estivesse me agradecendo. Lindo!
Pesquisas realizadas da University of Miami Medical School e da Duke University Medical School mostram que os bebês massageados dormem melhor, ganham mais peso, choram menos, ficam mais ativos e alertas, tornam-se mais conscientes do que os rodeia.
E é verdade mesmo! O dia em que massageio o Paulo Neto ele dorme melhor e mama com mais calma.

AMAMENTAÇÃO
A amamentação é uma das vivências mais ricas e mais fortes que uma mulher pode sentir. Infelizmente foram poucos os momentos que amamentei o Paulo Neto, mas por mim o amamentaria até aos 2 anos.
É o ápice de intimidade e troca de afeto entre mãe e filho.
De acordo com o pediatra Baumgarther além dos benefícios nutricionais e de defesa, a amamentação proporciona ao bebê o desenvolvimento psicomotor e social, fortalecendo o vínculo mamãe e bebê.

É isto, minhas amigas!
Aqui foi um resumo do rico conteúdo que li para poder compartilhar com vocês que os 5 sentidos acima citados é realmente muito importante para o seu bebê. E todos os sentidos são verdadeiros porque através do meu cheiro o Paulo Neto se acalma, através da massagem ele dorme melhor, através do meu olhar ele abre o sorriso para mim e amamentação, mesmo através da mamadeira, quando canto ele mama bem mais e melhor.
E digo que ser Mãe é ser tudo - é saber ser uma filha melhor, ser uma mulher completa, ser uma esposa mais compreensiva, amar mais os outros e sentir que a vida de agora em diante é um caminho cheio de alegrias, responsabilidade e amor.
O Paulo Neto me deu mais ânimo de viver, de me cuidar, de trabalhar e de me evoluir espiritualmente para que eu possa instruí-lo da melhor maneira possível.

Bjos a todas!

Paulo Neto com roupinha TRIcolor.

2 comentários:

Mey disse...

Amiga, eu simplesmente amo ler seu blog. Porque eu sempre levo como referência suas experiências. Lembro-me quando eu estava no começo da gravidez e você já estava à frente, a minha expectativa de chegar naquele dia que você estava relatando. Agora é igualzinho... vejo o Paulo Neto, seu depoimento de como é bom ter ele nos braços e já fico imaginando eu com o Pedro no colo, cuidando dele, sentindo o cheirinho... Humm delícia!
Você sabe que foi por seu exemplo que eu comecei com o blog e com o tempo tantas amigas começaram a acessar a ler o que escrevia.. Amigas grávidas que estão usando meu blog como referência, igual eu uso o seu. Vida de Mãe é assim mesmo, a gente entra numa comunidade maravilhosa de mulheres realizadas e felizes.

Enfim, eu amo ler seu blog. Sempre que tiver um tempinho atualiza com fotos do Paulo Neto e suas experiências do dia a dia. Ok?
beijinhos amiga.. que Jesus te abençoe muito.. todos os dias te conduza com sabedoria para continuar sendo essa mãezona.
com carinho Mey

AIAI disse...

Faz isso com o Ti Paulossssssssss neto nao... uma criança tao feliz , mais com essa camisa deste " tal " time , vai deixa-lo sofrendo ja desde cedo... faz isso nao " Ti Paulossssssss"... kkkkkk