22 de junho de 2009

Criando Meninos.


Olá Meninas!
Nossa, tanto tempo faz que não apareço por aqui, né?!

Viajei para São Paulo e fiquei 8 dias lá. Com os meus Paulos, é claro!
Comemoramos o aniversário do meu marido de 30 anos na cidade que ele mais ama e o dia dos namorados também. Estava muito frio e agasalhei o Paulo Neto sem dó. Tinha dia que colocava até 3 blusinhas nele, ele ficava meio irritado mas fazer o que, né? Enfrentamos um frio de 12 Graus.
Mas foi ótimo, passeamos bastante com o nosso menininho. Fomos ao Parque da Mônica e também no enorme zoológico de São Paulo. Ele ficou mesmo é encabulado com o leão e se você pergunta para o Paulo Neto como faz o leão ele imita direitinho o bicho, é uma graçinha!
E num de nossos passeios sempre vamos a FNAC dar uma olhada nos livros e como gosto muito de ler sobre filhos, mães e educação resolvi comprar um excelente livro - Criando Meninos, um bestseller internacional da Editora Fundamento.
E tem também Criando Meninas.

Vale a pena ler! Estou começando agora e o pouco que já li estou impressionada com tantas informações importantes.
E falo para vocês, os meninos são muito mais frágeis e delicados quando pequenos, dependendo da criação e da educação que vai se dando desde bebê a gente traça um destino para os nossos meninos preparando-os para a vida como homens de fibra e o mais importante - homens que se preocupam com os outros.

O livro divide a vida dos meninos em 3 importantes estágios:
- Do nascimento aos seis anos
- Dos seis anos aos catorze anos
- Dos catorze anos à vida adulta.

Do nascimento aos seis anos - ele é o menino dela, da mãe. Embora a presença do pai seja de extrema importância, é a mãe a peça fundamental neste estágio. Aqui a meta é dar muito amor, segurança e fazer com que a ligação da criança com a vida seja uma experiência acolhedora, de muita felicidade e alegria.
Achei muito interessante quando o autor diz que até os 3 anos de idade é melhor que o menino fique em casa aos cuidados de alguns dos pais ou de uma babá carinhosa evitando as creches, escolinhas e hoteizinhos. Os meninos sentem mais esta separação das mães e do lar e se abatem mais facilmente com a sensação de terem sido abandonados. O autor se preocupa muito com esta separação devido a reação dos meninos, podendo ficar agressivos nesta fase e depois carregar este rótulo para o resto da vida.

Aqui é só um pequeno trecho do vasto conteúdo deste livro e tudo que eu achar muito interessante vou postando aqui no meu blog.
Então acompanhem e a dica é: dar amor para as nossas crianças, acolher sempre com carinho e segurança e propiciar alegria para os nossos bebês só faz aumentar para eles a auto-estima e a vontade de viver!
Tudo começa agora, enquanto são pequenos e inofensivos, o sorriso da mãe e olhar nos olhos dos nossos bebês com ternura abre uma porta de oportunidades e chances de nossos filhos serem pessoas felizes e confiantes.

Abraços de Carol.

2 comentários:

Mey disse...

Amiga, eu tenho esse livro, comprei quando estava grávida, li bastante nessa época e agora não tenho tempo, mas amei a "sintese" no seu blog.
Saudades de você!!!
Obrigada pela dica do Camumilina, vou comprar amanhã mesmo, o médico já havia me indicado, mas eu não botei fé.
Quero te encontrar para jogar conversa fora, ver o Paulo Neto... beijinhossss
Vc é muito especial!!!]
Mey

Carol disse...

Oi Mey!
A gente sempre fala em se encontrar e nunca dá certo, né?
Imagina! Vamos ter que tirar um dia inteirinho só pra nós :)
Mas vc também é muito importante para mim e para o Paulo Neto. Acho que nos espelhamos uma na outra e somos uam fonte de forças e apoio uma da outra.
Bjos de sua amiga e admiradora Carol.