1 de junho de 2009

A Semana da Cegonha continua!


E hoje vamos falar de um assunto muito sério, a AMAMENTAÇÃO!

Na noite deste último sábado encontrei uma amiga que há 2 meses e meio é mamãe de primeira viagem de sua filhinha Júlia.
E o que mais conversamos e vimos que passamos alguns momentos muito parecidos foi quando falamos de amamentação.
Tivemos as mesmas dificuldades e amamentar não é fácil mesmo.
Como já relatei no meu blog no ano passado (veja o post de 2008 Paulo Neto em meus braços!), sofri muito com isso porque o Paulo Neto teve dificuldade desde o primeiro dia, tentei o de tudo mas não conseguimos. Aos 15 dias o Paulo Neto já estava na mamadeira. Sofri, chorei, para mim foi uma grande decepção mas com o passar do tempo descobri que muitas mulheres passaram pelo mesmo problema.
Como o assunto é muito extenso, todos os dias vou falar um pouco sobre amamentar.
Amamentar traz a mulher a plenitude de ser mãe. Durante alguns meses, o seu leite será completo e insubstituível oferecendo carinho, saúde e proteção ao bebê. Este período especial também traz muitas dificuldades e cansaço. Por isso é muito importante contar com o apoio dos familiares, médicos e enfermeiras.


O leite materno
O seu leite preenche todas necessidades do organismo do bebê até os 6 meses de vida, podendo dispensar até mesmo a ingestão de água. Em alguns casos, não. Quem já passou por estes momentos sabe qual é a verdadeira realidade. Ás vezes só o leite materno não sustenta o bebê ao ponto dele se sentir saciado e dormir tranquilamente. Com o Paulo Neto foi assim, ele mamava com muita dificuldade, mamava pouco e se largava do meu peito ele não voltava mais.
Fui ao centro de amamentação da medicina, levei o Paulo Neto, tentei todas as posições, comia o de tudo para aumentar o meu leite, mas a produção só aumenta mesmo a partir do momento que o bebê começa a mamar de verdade. Como ele chorava de fome e não mamava direito em mim o meu pediatra disse que o bebê recém nascido não pode e nem deve passar fome, pois prejudica o crescimento mental por faltar oxigenação no cérebro. Olha só que coisa séria!
Ele mesmo, depois de tudo que eu tentei, me disse para complementar com a mamadeira e eu em prantos, ele me confortou da seguinte maneira:
- Você não vai ser mais mãe nem menos mãe se não amamentar!
Daí em diante, bola pra frente.

Mas o leite materno promove níveis adequados de desenvolvimento e torna o bebê mais resistente a infecções e outras doenças. Isso é fato!
O primeiro leite a ser produzido é o colostro. É viscoso, opaco, rico em proteínas e de fácil digestão. Ele é muito importante contra infecções e alergias alimentares graças a abundância de anticorpos em sua composição.
E também age como laxante ajustando o funcionamento intestinal do bebê desde as primeiras horas de vida. Depois de 4 a 7 dias muda de colostro para o leite maduro.
Este leite é geralmente fino, de cor azulada e contém proteína, gordura e açucar. Neste momento, é tudo que o seu bebê precisa.
Se caso o seu bebê não der conta de mamar em seu peito, tire o seu leite e dê na mamadeira. O importante é que ele mame o colostro, seja qual for a forma, o colostro é o início de tudo para o seu bebê principalmente com relação a proteção.

Bjos e até o próximo post.
Carol :)

Nenhum comentário: