1 de agosto de 2009

Meu bebê não vai no colo de ninguém. E agora?


Olá minhas amigas,

Uma das maiores queixas que escuto e leio é que o bebê não vai no colo de ninguém e chora muito quando sai de casa. Isso é normal?
Claro que é. Até hoje o Paulo Neto ainda me dá trabalho com isso. Lógico que quando ele era menor o quadro era mais grave. Ele chorava muito se alguém fazia menção de que ia pegá-lo, não ia no colo de ninguém e chorava bastante em lugares estranhos. Hoje está um pouquinho melhor, mas mesmo assim ele reage deste jeito em lugares e com pessoas estranhas.
Mas o que fazer? Estamos cansadas, estressadas e queremos sair com os nossos bebês mas às vezes uma simples saidinha se transforma em um pesadelo!

Vamos para algumas dicas:
- Paciência. Se toda vez que o seu bebê chora e você o pega, o que é normal, ele já se acostumou com isso. Portanto, não adianta estressar. Se caso o choro for muito intenso, afaste-se do tumulto e cante para ele, balançe e peça para as pessoas não forçar em pegá-lo.
- A partir do sexto mês é que o bebê começa a reconhecer as fisionomias por isso é muito importante que você acostume que ele vá para os colos de pessoas mais próximas da família. Assim que ele vai se apegando também em outras pessoas você pode ficar mais tranquila em uma festa de família e outros. As avós, a babá, o pai, as amigas mais próximas e que convive na sua casa. Não adianta tentar forçar a barra com pessoas que não convivem com o seu filho.
- Tente colocar o seu bebê no carrinho e leve bastante brinquedos sonoros, mordedores e outros brinquedos que ele mais gostar. Ele precisa se sentir familiarizado com o ambiente e para isso você precisa levar um pouco da sua casa para onde estiver indo. Faça uma sacola de roupas e mamadeiras e separe uma mochilinha de brinquedos e leve para onde você for. Eu façco isso e dá certo.
- Sorria para o seu filho. Acalme-o. Seja delicada e tranquila. Afinal, você precisa passar seguraça a ele em um ambiente estranho. Mas não vá embora porque vai passar.

O que aconteceu comigo...
Eu fui jantar na casa de minha amiga que tem 2 filhos gêmeos da mesma idade do Paulo Neto. Quando cheguei lá o Paulo Neto deu uma crise de choro tão grande que nada passava e pior, os outros bebês começaram a chorar também. Fiquei muito sem graça e pensei em ir embora.
Mantive o controle da situação levando o Paulo Neto para o quarto de brinquedos (outro ambiente) e fiquei brincando com ele até ele se acalmar. Demorou muito. Daí os nossos amigos iam chegando devagar, sentando no chão, falavam mais baixo para não assustá-lo até que deu certo. Quando vi o Paulo Neto já estava andando pela casa toda e brincando com os seus amiguinhos. E a noite foi ótima.

Bjos e qualquer dúvida deixe no comentários.
De Carol Siqueira.



8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Carol eu achava que isso só acontecia comigo,meu pequeno tem 1o meses e nao vai com ninguem eu nao trabalho dai ele se acostumou so comigo e o pai moramos longe da minha familia e da familia do meu marido em estados diferentes longe mesmo dai ele só vai no meu colo e do meu marido tem vez que fico desesperada quando saimos,agora mesmo fomos passar ferias com minha familia e a dele ninguem conseguiu pega-lo muita gente nao entende e acaba criticando,adorei seu post leio todos ha gostei do da fralda tb to usando a pampers to adorando.BJs

Doce amor em Familia !!! disse...

Olá Carol !!

Vc me deu uma dica, nossa Manu já está com 2 meses e ainda não acostumei a deixa-la no carrinho nas horas em que ela está acordada, somente quando dorme, mas ultimamente nem isso, vc me deu a ideia de acostumar ela no carrinho quando estiver acordada.....normalmente deixo todos da familia e amigos pegarem pra ela um dia não estranhar, tomara que ela não estranhe, pois deve ser complicado mesmo !!!

Obrigada pelo post !!!

Beijos Helo.

Carol disse...

OLÁ Meninas!
Escrevo as minhas experiências pensando em vocês. Obrigada pelos elogios e conto com vcs sempre. Se tiverem alguma idéia ou dúvidas é só falar que escrevo para vocês lerem, ok?
Abraços, Carol Siqueira.

Anônimo disse...

Nossa ler isto me deu um novo animo, meu bebe esta com 5 meses e esta assim..nao vai no colo de ninguem ir ao pediatra é um terror e esses dia quase chorei..porque ja nao sabia mais o que fazer...fui ao pediatra e ela me deu uma bronca disse que se ele esta assim a culpa é minha,,,ai ja viu né um dos sentimentos mais comuns em mães de primeira viagem é culpa....sai de lá achando q eu era a pior mae do mundo e nao sabia educar meu filho...as vezes sinto ate vontade de parar de sair de casa...pq as pessoas nao entendem as vezes ele ta quietinho no meu colo evem sempre alguem esticando os braços par pega-lo...eu gélo...mas fazer o que? entao a pessoa pega dai começa aquele berreiro! pq ninguem deixa criança em paz tem sempre que arrancar com aquela gentileza de rinoceronte do colo da mae?

Anônimo disse...

Boa tarde, minha bebe tem 4 meses e 19 dias, meu deusela nao vai no colo de ninguem, na verdade ate vai, mas logo começa a chorar, ai ficam todos me criticando, vc deveria sair mais com esta criança e tal!Agora vou tentar essas coisas, sair mais, passear, mas ela chora e perde o ar, ai fico so um pouco desesperada!Aproveitando a oportunidade gostaria de saber se alguem conhece grupos, pra eu levar minha bebezinha, beijos!

Eliete disse...

Olá Carol;
É muito bom e necessário que a mãe acostume seu bebê com outras pessoas des dos primeiros meses.
Estou prestes a deixar meu serviço de anos por conta da minha bebê de um ano e 18 dias, poie ela acoostumou muito comigo; minha mãe, o pai e com a babá antiga não vai no colo de mais ninguém. Infelizmente a babá teve de sair e minha mãe está tendo que fazer tratamento por causa da idade e ela não fica combninguém chora muito chega engolir fôlego, meamo depois de meses não se acostuma com a nova babá (Já tentei duas),estou arrasada e preste a ficar desempregada. Confesso, se eu tiver a aportunbidade de ser mãe novamente, começarei des do início um uma rotina para o bebê bem diferente. Que é conviver e ficar com outras pessoas.

Bjsss... Eliete

Unknown disse...

Olá meninas, minha filha de 1 ano e 1 mês ia no colo de todo mundo até os 5 meses, agora nem com a vó. Qdo vai numa consulta médica faz um escândalo!! Percebi que é da personalidade dela e procuro ter paciência, não dá para ignorar esse medo pra agradar todo mundo. Acredito que vai passar. Converso muito com ela e explico para as pessoas que é uma fase!

Unknown disse...

Olá pessoal meu nome é Jéssica,tenho uma filha de um ano , ninguém consegue pega-la
Não vai no colo nem do pai dela,não sei o que faço não consigo fazer nada,
Pior que nem no chão ela quer ficar mais,só meu colo��