3 de agosto de 2009

Tem dia que ele come e tem dia que não!

Olá Meninas!

Este final de semana foi um verdadeiro dilema com relação a comida. Não sei se foi porque o Paulo Neto acabou de sair de uma virose muito forte ou se os remédios tiram o apetite, mas ele não quis comer nada de comida. Só mamadeira.

Se tem alguma coisa que tira qualquer mãe do sério, a gente se desequilibra, treme e até chora é quando o filho não quer comer. E na maioria das vezes, o pai fala: Calma. Amanhã ele come.
Mas é do instinto materno o filho ter de comer, feijão com arroz, carne, legumes e tudo que tiver direito.
E neste final de semana foi a maior prova de paciência para mim. Ele pedia a comida e quando eu punha no prato e vinha com o garfo ele virava o rostinho. Ai, que vontade de dar a força.
Mas é pior quando você se estressa e a criança percebe isso. Ontem mesmo fiquei tão desequilibrada porque já fazia 2 dias que o Paulo Neto se recusava a comer que ele mesmo percebeu o meu nervosismo e ficou me olhando de ladinho.
E o pediatra mesmo já me disse que quando ele não quiser comer não devemos insistir ao ponto de virar uma crise, um drama familiar.
Outra coisa é que se há um interesse da criança pegar a comida com a mão, ela mesma comer sozinha devemos incentivá-la. A bagunça é demais e neste final de semana o Paulo Neto pegou a colher e experimentou o feijão e depois passou tudo no chão porque estávamos sentados no chão, do jeito que ele me pediu. Haja paciência!
Eu já estava nervosa, preocupada e ele brincando. Mas tive que deixar, já li em vários lugares que NUNCA devemos repreender a criança de comer sozinha, é o mesmo que tirar a liberdade e o prazer dela comer.
E como disse o médico, uma hora ela vai se alimentar porque comer para ela é uma questão de sobrevivência mas se os pais ficarem muito na insistência e nervosos com a situação, ela vai comer quando eles estiverem bem longe. Talvez no colo da babá ou de outra pessoa que não passe essa angústia para ela.

É tudo muito difícil mas vamos tentar:
- Não estressar demais ao ponto do seu bebê ficar com medo de alimentar-se. Pode gerar traumas e ele pode associar que comer é um sacrifício.
- Se ele não quer comer, deixe. Respire e tente mais uma vez. É preciso criatividade e muita paciência da mãe. Mas não coloque boca a baixo e nem chore ou se desequilibre demais na frente de seu filho.
- O meu pediatra me disse uma vez: Você já viu alguém morrer de fome na frente de um prato de comida? Uma hora ele vai comer.
- Se ele não quiser comida mas quiser um pão, uma bolachinha ou seja o que for, eu recomendo que você deva deixar ele comer o que ele quiser. Melhor assim. Não é apropriado mas nós, mães só queremos que eles comam.
- Evite estimuladores de apetite. Causa sonolência ou agitação e não faz bem a criança.
- Vitaminas somente por recomendação do médico.
- Quando a criança percebe a ansiedade dos adultos em relação à comida, já não vê a comida como um prazer e passa a associar que comer é um dever, uma obrigação capaz de levar os adultos aos papéis mais ridículos e até a violência. É evidente que isso só traz prejuízos. Então, se monitore!
- Outra coisa: evite engrossar o leite ou usar suplementos demais. Inibe o apetite e em alguns casos causa o excesso de proteína e depois a criança não vai querer comer carne.

Pois, é meninas! Não se assustem. Somos mães e às vezes somos sim, desequilibradas, estressadas e estéricas. Isso tudo porque queremos o melhor para nossos filhos mas precisamos também nos monitorar para não passar de loucas e gerar traumas sem necessidade.

Bjos de quem já viveu isso tudo e está vivendo.
Carol Siqueira.

4 comentários:

Iris disse...

Olá! Foi muito legal encontrar seu blog! Tenho o Pedro de 1 ano e 8 meses e o Henri de 8 anos. Identifiquei-me com esse post pois Pedro, que se alimentava melhor que o Henri, está se alimentando com dificuldade.... Grande beijo.

Gisele Fiedler disse...

Oi Carol tudo bem??? Nossa mãe é tudo assim mesmo né? rsrss
Sou Gisele, tenho a Luiza de 4 anos e o Pedro de 10 meses e o Pedro acabou de fazer isso comigo de ficar sem querer comer sem motivo algum. Parace o fim do mundo para nós mães né?
Cada filho é de um jeito, eu passo cada uma com ele que parece que é meu primeiro filho, mas cada criança é diferente da outra mesmo.
Amanhã com muita paciéncia vou fazer o almoço e oferecer para ele como se nada tivesse acontecido hoje no almoço e janta, rsrssss

Depois dê uma passada lá no meu para ver meus filhinhos!

Bjs e agora vou começar a te acompanhar, pois é muito bom saber que não sou só eu a estérica por alguns motivos, rsrss
Bjsssss
Gisele

Carol disse...

Iris e Gisele!

Obrigada por acompanharem o meu blog, fico feliz de estar ajudando vocês de uma certa forma.
Estou sempre postando novidades de acordo com a minha experiência.

Gisele,
Você tem blog? Onde posso ver as fotos de seus pequeninos?

Bjos de Carol Siqueira.

Mey disse...

Olá amiga.... senti falta de vocês no niver do Pedro... Desculpe não ter levado o convitinho pessoalmente, mas sei que você entende a correria que são esses dias pré-aniversário. A festinha foi um show, gostei demais.
Sobre esse post seu, acabei de passar o link para a Magda, ela está com mesmo problema com o Mateus, tem dias que ele come e tem dias que não come direito. Muito legal como sempre. Saudades amiga!!! beijos Mey