24 de agosto de 2009

Voltar ao mercado de trabalho. Que decisão complicada!


Olá Meninas!

Acho que já falei várias, mas várias vezes mesmo o quanto é maravilhoso ser mãe. Eu amo ver o meu filho crescer, amo ver ele tentar falar e conversar comigo, andar e correr e descobrir novas aventuras ao lado dele.
Mas agora estou em um momento em que preciso voltar ao meu trabalho. Todos os dias penso o quanto é bom ter a oportunidade de ficar ao lado do meu bebê e em todos os momentos mas parece que agora, um outro lado está aflorando novamente dentro de mim.
Quando se tem a opção de escolher a decisão se torna mais difícil e quando converso com outras mães a maioria gostaria de ficar um pouco mais com os seus filhos ao invés de voltar tão cedo ao mercado de trabalho.
Mas já me sinto um pouco agoniada porque vendo o Paulo Neto tão bem e tranquilo fico mais segura para retornar minha rotina. Hoje mesmo quando fui pensar o que escrever no meu blog, escutei o meu coração. Pensei escrever o que estou vivendo, este conflito de ir ou ficar mais um pouco. Sempre avalio os pós e os contras antes de tomar qualquer decisão e sei o quanto é importante ficar ao lado do meu filho o máximo que puder. Eu sei que esta é uma decisão muito importante e muitas coisas irão mudar e penso no Paulo Neto. A maioria das mulheres e minhas amigas já retornaram ao trabalho e sei também que ele não vai adoecer, ficar só chorando e etc. Mas a minha visão é ao longo prazo e o que a minha ausência por um período da vida do meu filho, o período de formação de personalidade poderá causar em sua vida, os impactos. Leio muito sobre este assunto e o reflexo não vem à tona agora mas a resposta está lá na frente.
Por isso, vou analisar com cautela e chego à minha conclusão mas uma hora vou ter que voltar e vou tentar amenizar esta mudança para o Paulo Neto o quanto eu puder.
Eu sei que quando trabalhar não vou me tornar menos e nem mais mãe mas quando falamos sobre este assunto ele é tão menos complicado quanto ele se torna realidade em nossa vida de mãe e até mesmo no meu livro de cabeceira (100 Promessas para o meu bebê) sua autora Deepak Chopra descreve este seu momento com muita delicadeza e sensibilidade. Em resumo as palavras da minha autora preferida:

Um dos meus maiores desafios como mãe tem sido buscar um equilíbrio entre as minhas ambições profissionais e o desejo de dar às minhas filhas todo o tempo, atenção e participação de que gostaria. Percebo este desafio na maioria das minhas amigas que são mães, assim como entre grande parte das mulheres profissionais que conheco e admiro. Como evoluir na minha carreira e ao, mesmo tempo, ser mãe e atuar como mãe que gostaria de ser?
Várias profissionais amigas minhas que passaram anos estudando e trabalhando para alcançar sucesso na carreira abandonaram o trabalho para ficar em casa com os seus bebês.
Elas não encaram isso como um sacrifício, mas como algo que desejam fazer, um tempo precioso de suas vidas que jamais se repetirá.
Mas não deixa de ser difícil para a maioria. Ficar em casa significa abrir mão da troca de idéias, do trabalho intelectual e da interação social proporcionada num ambiente de trabalho.
Muitas são perseguidas por sentimentos de culpa sem ter certeza de estarem fazendo a coisa certa (ao voltarem ao trabalho após a licença maternidade). Depois ter duas filhas admito que ainda luto para encontrar um equilíbrio entre os meus projetos profissionais e sentimento de que não consigo dedicar tempo bastante a elas. Mas também me dou conta de que serei uma mãe melhor se estiver feliz, realizada e confiante. E me sinto assim quando percebo que sou boa mãe e uma profissional na medida do possível.

E a opinião de vocês sobre voltar ao mercado de trabalho e deixar o bebê em casa? O que vocês acham sobre esta decisão que mesmo parecendo simples mas quando chega a hora sentimos um aperto tão grande e inexplicável que só mesmo vivendo para entender?! Me ajudem e escrevam para mim aqui, no Comentários (logo abaixo).

Bjos de Carol Siqueira.

6 comentários:

Doce amor em Familia !!! disse...

Olá Carol !

Pois é muito dificil mesmo, minha Manuela fez 3 meses dia 21 e só faltam mais 2 meses para eu ficar com ela e depois voltar ao trabalho, é uma decisão muuuito complicada, estou pensando seriamente em mudar de ramo e trabalhar somente 6h p/dia e ganhar um pouco menos, antes a Manuela ficaria o dia inteiro na escolinha, mas fiquei pensando em quem vai dar carinho, conversar igual nós fazemos....mas tudo bem, preciso coloca-la na escolinha, então que seja meio período pois passa rapidinho, mas aqui em Santos é dificil um serviço de 6h, mas já estou tentando e orando para que Deus ilumine uma vaguinha pra mim..hehe..é isso, só de pensar em me separar já fico chorosa, mas vamos deixar rolar e não sofrer antecipadamente.

Beijos
Helo

Mey disse...

Olá amiga querida!
Esse é realmente um dilema. Como você disse, no meu caso não tive opção, e isso tornou as coisas mais fáceis pra mim. Eu sabia que precisava voltar, que não tinha saída a não ser encarar com uma atitude positiva. E foi o que fiz. Para mim, foi a melhor coisa que me aconteceu. Voltar a trabalhar roubou um pouco do tempo que passo com o Pedro, mas em contrapartida me trouxe mais organização, mais foco e o tempo que passo com ele é sempre de qualidade. Aprendi que tenho que ser fiel ao tempo, que devo separar meus dois mundos para um não interferir no outro. Não pense que foi fácil no início, mas foi fundamental para o meu desenvolvimento pós-parto. Digo isso tanto fisicamente, porque me ajudou a voltar minha forma (já que o mercado de trabalho dá um bom empurrão para isso), mas ajudou também emocionalmente, como mulher, esposa. Acabei entendendo que eu era mais feliz sendo produtiva que em casa preocupando com as coisas domésticas. Meu mundo ampliou. É claro que perco muito com isso, perco tempo com o Pedro. Mas não sinto a educação dele prejudicada e nem mesmo nossa relação. Eu controlo tudo do trabalho, tenho uma babá muito boa que me dá a segurança que os meus metódos serão seguidos e o Pedro é apaixonado por mim.
Eu me sinto mais realizada assim. Mais cansada, mas muito mais realizada. Penso que logo o Pedro vai entrar na escolinha, vai cuidar da vidinha dele, daqui um tempo entra na faculdade, vem namorada... terá vida própria e consegui conciliar tudo vida de mãe, trabalho, vida de esposa, filha, irmã.... acredito que esse é o segredo do sucesso.

No seu caso amiga... tente sondar seu coração... o que te faz feliz é o que importa.

beijinhos... adorei esse sistema de enquete. beijos beijos Mey

Anônimo disse...

oi Carol
realmente é uma decisão muito difícil. Voltei a trabalhar depois de 6 meses. Sofri muito antecipadamente com essa história, de ter que deixar o meu filho com outras pessoas, que talvez não fossem para ele o que eu sempre fui: super atenta com os problema que ele tem com refluxo e intolerância lactea.
Foi difícil conseguir uma pessoa que atendesse e principalmente entendensse os meus anseios. Mas, tudo deu certo. Hoje o Gabriel está com quase nove meses e tudo está sobre controle. É CLARO que eu gostaria de estar com ele mais tempo, vendo o seu desenvolvimento, cuidando de sua alimentação, essas coisinhas, mas deixo tudo organizado a noite para o dia seguinte, e quando volto do trabalho, é só curtição com o meu pequeno :)
Ele nos ama profundamente, sente falta também, não posso mentir, pois fica agarrado conosco o tempo todo e não permite a nossa ausencia depois que voltamos do trabalho.
Mas, acredite, os primeiros dias são terríveis, depois vc percebe que a vida corre tranquilamente, e que tudo continua no mesmo lugar que você deixou quando saiu, e o seu filho continua te amando incondicionalmente.
Ponha na balança o que te fará mais feliz nesse momento. No meu ponto de vista, se você hoje tem dúvida se volta ou não, é porque está te fazendo falta o lado profissional, então, siga em frente! Caso você não se adapte em deixar o seu pequeno volte atras e seja feliz cuidando dele, mas sem dúvidas pairando em sua mente e em seu coração.
Espero tê-la ajudado.
Um beijinho
Catia
(crasina@ig.com.br)

Anônimo disse...

Eu não tive opção, trabalho em família e com 9 dias já estava trabalhando com meu filhote ao meu lado... consegui trabalhar junto com ele até os 11 meses.. qdo começou a andar e ninguém mais segura.... tive q deixa-lo c as avós... mas to sofrendo muuuuito... ele tem 1 aninho fez dia 26/08 então so tem um mês q to ficando longe... se pudesse escolher... não deixaria ele longe de mim.... é triste deixar ele chorando... eu tb choro muito qdo ele chora.... e só de lembrar... já to chorando...mas... com o meu trabalho posso oferecer coisas melhores p ele... e isto m conforta... a festinha dele de um aninho foi linda pude gastar bem... mas.. se nao trabalhasse nao poderia ter feito isto... é o meu consolo... oferecer o melho p ele dentro das minhas condições!!!

bjus...

Gisele Fiedler disse...

oI cAROL!!!

Olha eu tb acho muito complicada essa decisão, porém te dou a maior força se decidir voltar agora, a idade do Paulo é perfeita, vc esteve no tempo mais delicado ao lado dele esse primeiro ano junto com a mãe e em casa é perfeito. Tenho a Luiza de 4 anos e agora o Pedro que vai fazer 1 ano e passei por isso. Com a Luiza eu tive que voltar a trabalhar logo depois da licença maternidade e foi complicado, eles ainda são muito bebês, e agora com o Pedro com 1 ano vou voltar mais devagar.

Boa sorte e torço pela sua escolha
Bjs

Mey disse...

Amiga... aparece viu....