27 de julho de 2009

Cuidado, filho! Aí, não pode! Pode parar!


Oi Meninas!

É o seguinte como gosto de postar sempre o que eu estou vivendo na minha vida de mãe hoje vamos falar de SEGURANÇA.
O Paulo Neto agora chegou na fase de querer descobrir tudo mesmo, muito curioso, quer mexer, enfiar o dedinho, pôr na boca, abrir, fechar, puxar e tudo que um menininho de 1 ano e 2 meses pode e dá conta de fazer.
A energia triplicou, agora dorme tarde, quer só brincar, anda para todo lado, come melhor e dorme melhor. Ufa! Tem que ter muita energia para poder acompanhar.
Mas até aí tudo bem... até começar a abrir as gavetas da cozinha, brincar com as panelas e copos e tudo mais. Eu fico o dia todo vigiando, olhando, atenta e mesmo assim é preciso ter muito cuidado em casa. Entre as minhas pesquisas descobri que o maior índice de acidentes com crianças no Brasil acontece em casa, rodeados de gente. Assustador, mas é verdade! Não é na escola, na rua, no parque É EM CASA MESMO.

Se a criança tem de 1 a 2 anos vamos ficar atentas em:
- As crianças desta idade querem investigar. Elas escalam, abrem portas, retiram coisas, adoram brincar com água e não possuem a menor consciência do que estão fazendo. Por isso, observe tudo e caso tiver uma babá ela precisa ficar de olho o dia todo. Peça ela para passar roupa, lavar e fazer o que for preciso somente quando a criança dormir.
- Tranque as portas que dão para escadas, ruas, depósitos e outras áreas perigosas.
- Nunca deixe uma criança sozinha na cozinha. E cuidado com os cabos de panelas ao alcance. Mantenha caixas de fósforo guardadas e cubra as tomadas. Cuidado com gavetas de talheres.
- Cuidado com a banheira. Mesmo se for rasa a criança preciso de um mínino de água para afogar-se e piscinas, rios e outros sem bóias e sem estar acompanhada de um adulto NEM PENSAR.
- Nesta idade na alimentação não dê pipocas, castanhas, balas, balões e nem chicletes.
- Na rua, segure o seu filho pela a mão ou punho. Coloque travas nas portas dos carros. Use a cadeira apropriada sempre que for sair com o seu filho.

O meu medo é com:
- Altura. Mesmo com as telas de proteção, todo cuidado é pouco.
- Piscina. Infelizmente uma amiga minha perdeu a sua filhinha em uma piscina de clube, eu acho que ela tinha 4 aninhos. Foi muito triste. E quando a criança se afoga a mãe se culpa até o seu último dia de vida.
- Gavetas com facas e garfos. A minha está ao alcance do Paulo Nneto e ainda estou tomando as providências necessárias para evitar algum tipo de acidente.
- Produtos de limpeza. Este é um mal silencioso e quase todo mundo esquece. Cuidado com a lavanderia e onde guarda os produtos. Coloque-os no alto.

Bom, se lembrar mais de alguma coisa, escrevo aqui. Mas por enquanto é só!
Isso tudo que eu escrevi é um papo muito sério e que precisa de toda a atenção do mundo. As crianças demoram ter noção de perigo e de morte. Caso a mãe trabalha fora, a pessoa que está encarregada de olhar a criança precisa estar 100% atenta a todos os passos. Não é ser enjoada, é ser cuidadosa.
Com a vida de nossos filhos não podemos brincar nem um instante.

Bjos de Carol.

Nenhum comentário: