15 de julho de 2009

Um fantasma que me assombra - a alergia!


Olá Pessoal!

Existe um fantasma que me assombra todos os dias. Como já falei aqui, o meu filho tem alergia ao leite de vaca.
Ontem mesmo, no pediatra, constatamos pela segunda vez no exame específico a este tipo de alergia que ainda o Paulo Neto sofre pela a alergia ao leite de vaca.
Fiquei muito triste. É muito ruim não poder se quer dar um Danoninho ou ele mamar uma gostosa vitamina de frutas com o leite de vaca. E nada mais nutritivo também.
E entre idas e vindas, pesquisei muito sobre este assunto e caí na real.
O tratamento é eliminar não só o leite de vaca, mas todos os seus derivados devem sair do cardápio – dessa lista, fazem parte as fórmulas infantis à base de sua proteína e produtos que contêm substâncias como caseína, caseinato e soro de leite.
Caso esta dieta não seja respeitada ele pode se tornar uma criança alérgica por muitos e muitos anos.
Esse tipo de alergia ocorre em 2 a 5% das crianças e normalmente inicia-se após o desmame. Com o tempo, o sistema imunológico desenvolve tolerância à proteína do leite.
E os níveis de alergia e as reações do organismo variam de criança para criança. Por isso, não é aconselhável que modifiquemos a dieta de nossos filhos sem nenhum tipo de orientação e entre as minhas pesquisas descobri que substituir o leite de vaca pelo de cabra, por exemplo, não ajuda em nada. As proteínas são muito parecidas.
O sintomas variam muito também, no meu caso por exemplo descobri que o Paulo Neto tem a alergia pelo simples fato que depois de mamar o Ninho 1+, ele tinha cólicas terríveis fora de época, pois as fases de cólicas já havia passado e constatamos pelo o exame de sangue que o nível é intermediário mas mesmo assim, a cura vem NADA QUE TENHA LEITE DE VACA.
Existem outros sintomas como prisão de ventre, irritabilidade e outros casos mais sérios tipo se a criança sentir o cheiro já causa vômitos. Como geralmente, os sintomas são muitos comuns em bebês de pouca idade às vezes é difícil diagnosticar a alergia.

Pois é, mais um desabafo! Mas graças a Deus, o Paulo Neto está bem, crescendo e engordando. Para substituir o leite de vaca ele mama o Aptamil de Soja e Fortini - um leite também de soja com gosto de baunilha e ele é hipercalórico e fonte de vitaminas.

Bjinhos de Carol.

2 comentários:

Doce amor em Familia !!! disse...

Olá Carol !!

Que coincidência !! Pois hoje fomos a pediatra que também é homeopata, lá chegando comentei da cabecinha dela que está com a chamada crosta láctea e a Dra logo disse que ela tem sensibilidade ao leite de vaca e aos seus derivados e então comentei que também descobri que tinha essa intolerância com uns 20 anos (hj tenho 31) mas não deixei isso de lado, o que foi um erro meu, pois sofro de bronquite alérgica e rinite e o fato de eu ter a intolerância e continuar persistindo no erro fez com que eu continuasse a ter a bronquite, hj estou me tratando e a partir de hj não comerei mais NADA mas NADA MESMO DE DERIVADOS DO LEITE, hj farei o melhor pela minha pequena com certeza com muuuito mais responsabilidade.

Abs
Helo

Carol disse...

É isso aí, Helo!
Depois do meu parto descobri que também tinha esta alergia e cortei tudo que tinha leite de vaca. Não foi fácil, mas foi melhor.
Hoje estou bem, já voltei a tomar leite sem problemas. Vale a pena!
Para as crianças é tb muito difícil devido aos benefícios que o leite proporciona para o crescimento deles. Mas precisamos enriquecer mais o cardápio com outros tipos de alimentos e frutas. Mas vai dar tudo certo. Que Deus abençoe você e sua filhinha.

Abraços,
Carol.