7 de dezembro de 2009

Estamos na época de Natal e toda família vai estar reunida. E agora? Como devo encarar a presença dos avôs sem prejudicar a harmonia familiar?!



Olá Meninas!
Muitas, mas muitas mães e pais passam por alguns problemas relacionados a presença dos avós por muitos dias, que às vezes prejudicam na educação e criação de seus filhos.
Os avós mimam mesmo, entram no meio quando estão por perto em situações difíceis e agora, estamos em época de festas de final de ano. Natal, Ano Novo e férias significa família MAS DEVE SIGNIFICAR FAMÍLIA EM PAZ.

Tome cuidado com as exigências com os avós, afinal, os netos são tudo de maravilhoso que eles têm na vida e não estrague o clima de paz e alegria do Natal por tão pouco.
Por isso pesquisei sobre este assunto e encontrei 10 dicas para viver bem com os avós de seus filhos.
E lembre-se que a criança, por mais bebê que seja, ela capta o clima entre as pessoas e se houver estresse na casa com certeza, ela também vai sentir.
E outra coisa: respeite os avós de seus filhos para quem um dia, lá na frente, o seu filho possa respeitar os avós, porque a educação vem do exemplo.

Vamos lá as 10 dicas!

1. Com delicadeza, mostre as regras da sua casa e diga que, se eles quiserem burlar alguma das determinações, devem avisar antes.

2. Estabeleça limites. Diga que admira a experiência da avó e que sabe que ela cuidou – e muito bem – de você mesma, mas que o que vale na casa é a orientação do pediatra.

3. Deixe claro para o seu filho que ele deve obedecer os avós quando estiver com eles.

4. Também deixe claro que em casa as regras que valem são as suas.

5. Não critique os avós na frente do neto, ainda que não concorde com a atitude deles. O inverso também é verdadeiro: se criticar o neto na frente dos avós, pode ter certeza que eles vão defendê-lo.

6. Filtre os comentários e respire fundo. Entenda que seus pais e sogros são de uma geração diferente. Não adianta tentar fazer com que eles pensem como você.

7. Aproveite a experiência dos mais velhos. Eles vão se sentir importantes em poder ajudar e até se esquecer da bronca que você deu ao descobrir que seu filho jantou chocolate.

8. Não perca o bom humor se às vezes eles mimarem seu filho fora de hora. Afinal, só estão desempenhando o próprio papel...

9. Lembre-se, se for o caso, de como você mesma se divertia com seus avós, comendo doces e assistindo à TV até tarde. E tudo escondido!

10. Ajude seu filho a aproveitar tudo de bom que os avós têm para oferecer: amor, carinho e tempo.

Aproveite o máximo a presença dos seus pais e sogros e curta junto com o seu filho este momento mágico em família. A vida é tão estressante já nos seus dias normais porque levar deste mal para os dias de fim de ano, onde o amor, a paz e a felicidade em família deverá reinar para que seus filhos tenham sempre boas recordações do Natal.
Um abraço e até o próximo post.

De Carol Siqueira.



Nenhum comentário: