10 de novembro de 2009

8 Motivos para ir ao pediatra!


Olá Meninas!
Estou aqui com mais novidades para nós, mamães que estamos sempre atentas aos nossos tesouros que são as nossas crianças.
E sendo mães de primeira, de segunda ou terceira viagem sempre temos algumas dúvidas que nos perseguem a vida inteira e mesmo, sendo intuitivas, tem hora que algumas coisas nos passam despercebidas e quando vemos, passou a hora de levar os nossos bebês nos pediatras e a coisa pode ficar séria.
Estou falando de alguns sintomas que exigem atenção imediata e diante deles, não podemos hesitar em procurar um médico.
Segue abaixo os 8 motivos para chamar o pediatra URGENTEMENTE:

1) Febre no recém-nascido
Pode ser uma virose qualquer, sem muita gravidade ou até uma doença mais séria. Mas mesmo sem fechar o diagnóstico os médicos preferem medicar estados febris em bebês até 3 meses, diminuindo o risco de evolução de uma doença mais séria.
2) Vômitos no primeiro mês
Pode ser normal ou até malformação em algum órgão do sistema digestivo. Então se o seu bebê apresentar vômitos frequentes fale com o seu pediatra. Não custa nada e caso ele suspeitar de algo mais sério, quanto antes investigar melhor será o tratamento.
3) Pontinhos na pele
Pequenos pontinhos vermelhos na pele que parecem picadinhas de inseto é normal, pois são pequenos vasos que se rompem quando a criança faz força para tossir e vomitar. Mas se estas manchinhas aparecem acompanhadas de febre, procure o médico o quanto antes. O diagnóstico pode até ser meningite, dengue hemorrágica ou outras doenças também muito sérias.
4) Fezes estranhas
Cocô tipo gelatina e cor avermelhada pode ser um sinal de que o intestino liberou apenas muco e isso não é legal. Caso isso acontecer, procure o seu médico pediatra.
5) Traumas na cabeça
É difícil evitar que a criança ou bebê caia e às vezes até se machuque. mas caso bater a cabeça é melhor ficar bem atenta.
O risco é maior quando a criança cair de uma altura superior à dela, de empurrões ou do choque de objetos em movimento tipo a bicicleta do irmão mais velho e outros.
Se a criança ficar desacordada, apresentar sonolência e vômitos ou confusão entre as 24 horas do acontecido procure um pronto socorro imediatamente.
6) Respiração acelerada
Se uma criança resfriada apresenta dificuldade em respirar é sinal que a gripe ou a virose pode ter atingido a laringe e causou inchaço compremetendo a passagem de ar. Uma simples medicação ou inalação alivia o incômodo e a criança fica mais calma e dorme melhor.
7) Alterações oculares
Apresentar vermelhidão nos olhos com secreção frequente ou pupila com movimentos acelerados ou com falta de movimento é sinal de preocupação. Então fique de olho no olho do seu bebê.
8) Mancar sem motivo
Quando o bebê manca sem ter sofrido trauma nas pernas ou nos pés, o pediatra deve ser avisado o quanto antes , principalmente se houver febre. Algumas viroses causam inflamação das cartilagens afetando as articulações por este motivo, é bom ficar de olho caso a sua criança ficar mancando do nada.

Bom, meninas! Tudo que leio sobre o universo de bebês e crianças tento transferir para o meu blog e de alguma forma, estou me orientando e orientando também vocês. Ser mãe não é fácil mas com certeza, é o momento mais lindo e especial que uma mulher pode viver. Todos os dias agradeço a Deus por esta oportunidade.
Bjos e até o próximo post.
De Carol Siqueira.

Nenhum comentário: