19 de novembro de 2009

Se ele teve um dia gostoso é bem provável que durma como um anjo!


Olá minhas amigas,

Como estamos na Semana do Sono aqui no blog, ando pesquisando muito sobre este tema buscando agregar para todas vocês, independente da idade de nossos bebês, conhecimento e reflexão sobre este assunto que tanto nos exige como mães.
Mas agora vou falar sob a minha percepção e dentro da minha realidade.
O que temos que prestar atenção é como o nosso filho está passando o dia, o que pode resultar em uma boa ou em uma tumultuada noite de sono. Vejamos com os nossos próprios exemplos, mesmo tendo uma grande diferença entre a nossa vida estressante de adultos, não dormimos bem a noite quando estamos muito agitados ou alimentando mal à noite, comidas pesadas e outros inúmeros fatores.
O mesmo acontece com os nossos pequenos.
Se eles brincam, aproveitam o dia com alegria, com atividades inusitadas e divertidas em um ambiente gostoso e saudável e a noite, a programação for mais calma e um belo banho para acalmar e relaxar - este pode ser o caminho para os nossos bebês dormirem melhor.
Estou falando isso porque dependendo do dia do Paulo Neto eu já começo a desconfiar de como será a sua noite.
Hoje mesmo foi um dia maravilhoso para ele, fomos para a casa de minha mãe e lá, ele aproveitou cada cantinho, fez farra no seu balanço, brincou no balde com água, dançou e ainda conversou muito com os cachorrinhos da casa e eu vi o quanto ele estava feliz, o seu semblante era de satisfação e alegria, o seu sorriso era de orelha à orelha e agora, minhas amigas! Apagou, dormiu e tenho certeza que por ele ter vivido um dia de muita alegria, com muito amor e carinho ao seu redor, ele irá dormir muito bem.
Às vezes tentamos seguir rituais de sono, passo a passo, buscamos em revistas, livros e métodos para proporcionar uma noite tranquila, compramos produtos e etc... eu acho que isso tudo pode até ajudar mas pode ter certeza de uma coisa: a noite reflete muito do dia que ele está passando.
Reflitam sobre isso e vamos ficar mais atentas ao lado emocional de nossas crianças.
Durante o dia procure brincadeiras mais agitadas, músicas animadas na casa, alegria, deixe o seu pequeno espalhar os brinquedos, descobrir, desenhar e fazer outras atividades que exijam disposição e energia. E durante a noite, deixe a casa mais calma, assista DVDs com músicas instrumentais, folheie um livro com ele em cima da cama, fale mais baixo e também abaixe o telefone e a televisão. E na hora de dar o banho noturno, cante musiquinhas bem gostosas e finalize o processo com uma massagem (caso ele permitir!). Dê uma boa mamadeira e mima bastante o seu filhote com carinho e doçura. E desencane dos rituais e dos horários por um tempo até você descobrir qual é a do seu bebê, porque ele mesmo vai fazer a sua própria rotina e pode ter certeza, que quando estiver cansado nada melhor que um cafuné para uma boa noite com os anjinhos.
Então relaxem, mamães! Foi assim que eu encontrei a chave do tesouro!

Bjinhos e até o próximo post!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Carol,tb acho que tendo um bom dia eles terão uma boa noite,eu já tive muitos problemas com as noites mal dormidas do meu pequeno,tinha noites em que ele acordava de hora em hora,ou quando dormia um pouco,ficava inquieto no berço e chorava.Em todas as consultas esse era assunto com pediatra e ele sempre me dizendo que ele precisa aprender a dormir,desde quando ele tinha 3 meses que meu pediatra insistia para que eu aplicasse o nana -nene e eu sempre relutei nem comprei mas conhecia o livro,na consulta de 1 ano Dr Alberto me deu de presente o livro,pois ele me disse que pelos meus relatos ele já estava começando a desenvolver insónia infantil,até ai eu não sabia o que era dormir uma noite inteira nesses 12 meses,li reli e resolvi aplicar durou uma semana o processo de aplicação,não foi fácil confesso,fiz algumas adaptações no método,comecei no domingo e na noite de sexta feira ele já não acordou,dormiu a noite toda e nesse dia ele estava fazendo 13 meses,ficou marcado,desse dia todas as noites são de muito soninho a noite toda,melhorou tb o humor o apetite dele, a minha vida e de meu marido,há ele tb aprendeu a pegar no sono sozinho,estamos muito felizes.....
bjos Luiza...