12 de novembro de 2009

Descubra o que o CHORO de seu bebê quer falar para você.


Oi Mamães de Plantão!

Estou aqui com mais novidades sobre o nosso mundo: o delicioso mundo de ser mãe e descobrir novos horizontes com os nossos bebês.
E hoje vamos falar um pouquinho sobre o CHORO, que não tem hora, não tem lugar e não tem tempo para começar e nem terminar. Quem é mãe sabe o que é isso.
Mas saiba que o choro é uma das formas mais eficazes de seu bebê conversar com você. Pois é através dele, que ele se comunica e pede à você para atender o que está necessitando naquele momento. No recém-nascido, é considerado um ato reflexo. “Com o tempo, ele se modifica. O bebê começa a reconhecer o ambiente em que vive e isso vai alterando seu comportamento”, explica a pediatra Devani Pires, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir do terceiro mês, a criança passa a entender que, ao precisar de algo, basta abrir o berreiro. Aí, nessa fase, o choro passa a ser voluntário.

Mas, afinal o que significa o choro? O que ele está querendo dizer?

Segue abaixo um pouco da característica de cada choro para você poder entender melhor o seu pequeno:

O CHORO DA FOME
Este chorinho persiste e costuma parar quando o bebê é alimentado. Às vezes ele vem acompanhado com um chupar dos dedinhos ou abrir e fechar a boca com a mãozinha.
O CHORO DA DOR
Ai, ai! Esse não pára e dói os ouvidos até do vizinho da cobertura. É agudo e chora mesmo sendo acariciado.
O CHORO DE CÓLICA
Este é intenso e as perninhas vão e vem, estica e encolhe. A expressão é realmente de muita dor e o rostinho fica bem avermelhado.
O CHORO DE SONO
Mamãe, quero dormir! Que chorinho manhoso mas a criança fica irritada, agitada e nervosa.
O CHORO DE FRIO OU CALOR
Choro parecido com o de sono, que transmite desconforto.
CHORO DE FRALDA SUJA OU ROUPINHA DESCONFORTÁVEL
Um chorinho fraco e estridente. Mas se ele estiver assado, pode ser que ele chore intensamente.
CHORO EMOCIONAL
Um chorinho acompanhado de biquinho. O choro emocional pode ser que ele estranhou alguém ou algum lugar ou é pura manha. É só pegar e fazer um carinho. Melhor ainda: conversar muito, mostrar objetos coloridos e dar nome à tudo que for mostrando. Pára na hora.

DICA DE CAROL:
Menino manhoso, dando birra no chão e você morta de vergonha? Se tiver em lugar público, pega ele no colo e fale com a voz forte (sem gritos) e mostre a ele quem manda.
Agora, minha amiga! Se der ataque de manha e você estiver na sua casa, deixe ele esperneando no chão até se acalmar sozinho. Com certeza, ele vem depois pedir o seu colo. Isso já aconteceu comigo e esta tática deu certo!

Bjos de Carol Siqueira.

Nenhum comentário: