29 de novembro de 2009

Ele já está com 1 ano e meio, e agora? O que muda?

Olá Meninas!
Estive pesquisando sobre as mudanças gerais que a criança passa quando faz 1ano e meio. Pois é essa exatamente a idade do Paulo Neto agora. E me assustei com a evolução visível na semana em que ele aniversariou.
Na minha visão:
- Ele está bem mais falante mas ainda não conclui nenhuma só palavra ou seja, está na língua bebenês.
- Corre muito e pula o tempo todo. E fica ainda querendo dar piruetas.
- Desce da cama de bundinha porque ele já entende que não pode saltar senão machuca.
- Agora presta mais atenção aos desenhos e não só aos DVDs musicais.
- Adora folhear livros e fazer comentários.
- Entende tudo o que eu digo. Impressionante!
- A birra tá rolando feia.

Ps: A imagem de sapinho acima é em homenagem ao meu Paulo Neto que agora só quer brincar com um sapinho de pelúcia que dei de presente para ele. Desde que ele conheceu um sapo de verdade no Rio Quente Resort ele está admirado com o bicho e com tudo que tem sapinho. Ele até o imita, dá pra acreditar?!


Durante a minha pesquisa achei alguns dados interessantes que valem destacar:

SOBRE A ALIMENTAÇÃO
Com a introdução de novos alimentos a absorção de ferro do leite materno é reduzida drasticamente portanto, a dica do nutriocinista é resolver este problema com novos alimentos que contém este mineral tipo carne vermelha e vísceras (fígado, rim, coração e moela de frango). Vale lembrar que pouco ferro no sangue causa anemia.

SOBRE EDUCAÇÃO
Agora mais do que nunca a criança precisa de espaço ao ar livre. De acordo com uma pesquisa de uma universidade da Bélgica revelou que o desenvolvimento motor, quando ocorre de maneira inadequada, pode interferir na habilidade de fala da criança. Constatou-se que o cerebelo – a região do cérebro antes associada apenas à postura, ao equilíbrio e à coordenação de movimentos voluntários, como chutar uma bola – aparentemente também está relacionado com as funções da linguagem. Na pesquisa, encontraram-se evidências de que danos nessa estrutura causavam problemas de fluência, de uso da gramática e compreensão auditiva.

SOBRE A SAÚDE
Já estamos no fim do ano e logo estamos na praia para curtir as férias com os nossos pequenos e um alerta que encontrei para crianças apartir de 1 ano e meio, que com certeza, irá brincar muito na areia descalço, sentar com o baldinho e se entregar as essas delícias. É aí que mora o perigo de contrair o bicho-geográfico, um parasita intestinal chamado Larva migrans, transmitido por meio do contato com fezes de cães. Ao penetrar na pele, a larva caminha, formando túneis, o que provoca uma coceira intensa e irritações avermelhadas e salientes. Normalmente, o problema acomete as nádegas e os pés, regiões que ficam em contato com a areia. “Existe um tratamento específico por via oral (vermífugo) ou tópica (pomada), que deve ser orientado por um especialista”, diz a dermatologista Meire Brasil, da Universidade Federal de São Paulo.
Como não tem como evitar, escolha bem a praia que vai com a sua família principalmente sobre a higine do local e de vez em quando, coloque o pequeno em cima da toalha.


Bom, se eu encontrar mais algum dado interessante com relação a evolução de nossos bebês com 1 ano e meio, posto aqui, OK?
Bjos e bom domingo a todas.
Curtem os seus filhotes porque eu vou beijar muito o meu :)
Carol Siqueira.

Um comentário:

Mey disse...

Amei esse post e vc sabe que mesmo com o tempinho que tenho eu leio TUDO.
Imagina o quanto o tempo passa rápido, o Pedro fez 1 aninho e 3 meses e vc viu o espoleta que é. Ave, fico moída todo dia.
Ainda não resolvi aquele problema dele dormir no quartinho dele, e olha que estou tentando, essa semana ele me venceu, está dormindo no nosso quarto num colchão do lado. Ai meu Deus!!! Uma hora nós acertamos.
beijos beijos beijos!!!
Mey e Pedro